Como configurar sua equipe de marketing para trabalho remoto

Como configurar sua equipe de marketing para trabalho remoto

Download Now

O distanciamento social é importante durante essa pandemia mundial, o que significa que as empresas precisam trabalhar remotamente. Você tem tudo o que precisa para isso?

Na última década, houve um grande aumento no número de empresas que fazem uso do trabalho remoto como opção de meio período ou período integral para seus funcionários. Hoje, muitas empresas são criadas e funcionam completamente online.

No entanto, nem toda empresa está preparada para o home office. E devido às precauções mundiais relacionadas ao coronavírus, quase todos os setores estão tendo que contar com trabalho remoto e a comunicação online, enquanto tentam manter os negócios funcionando da maneira mais tranquila possível.

Pode ser um momento assustador, com muita incerteza, mas na maioria dos lugares ainda existe a capacidade de manter a vida relativamente normal sem riscos para a saúde. O que é necessário é uma mudança na maneira como as coisas são realizadas.

No marketing, isso pode ser um grande desafio. Parte do processo para obter sucesso é montar um plano para o que você está enfrentando e como resolvê-lo.

Veja alguns dos desafios que os profissionais de marketing estão enfrentando e algumas das ferramentas que podem ser usadas (se ainda não estiverem usando) para manter sua equipe na mesma página e produtiva.

Procurando uma plataforma de mídia social que ofereça suporte a equipes remotas?

Quais são os desafios para trabalhar remotamente?

Sempre que houver uma interrupção na rotina usual, quaisquer deficiências ou furos no processo do fluxo de trabalho serão expostos. Isso é uma realidade quando uma equipe passa de trabalhar em conjunto em um só lugar para colaborar remotamente.

Gerenciando uma equipe remotamente

Se sua equipe não está acostumada a se ver apenas por bate-papo, um primeiro passo estratégico para um gerente seria uma teleconferência para estabelecer expectativas e fluxos de trabalho. Qual é o nosso processo de aprovação? Em que plataforma estamos colaborando?

Muito disso deve ser simplesmente uma revisão do seu processo atual, mas, ao deixar a interação cara a cara, é importante garantir que todos entendam como se encaixam no fluxo de trabalho.

Produtividade e Motivação da Equipe

Se uma equipe está começando a trabalhar remotamente como o novo normal – pelo menos por um tempo – também é importante manter o ânimo de todos e mantê-los conectados. Peça aos membros da equipe que façam uma pequena excursão de onde estão trabalhando ou realizem um bate-papo em grupo que é apenas para discussões divertidas e não profissionais que as pessoas normalmente teriam durante o almoço.

Para as pessoas que não estão acostumadas a trabalhar remotamente, isso pode parecer muito isolado e esse sentimento acabará limitando o desempenho das tarefas. É importante que os gerentes, além dos desafios tecnológicos que essa pandemia trouxe, tragam o máximo de humanidade possível para o novo ambiente de trabalho.

Colaboração em equipe

Todas as conversas precisam ser online, enquanto os papéis e as expectativas precisam ser claramente definidos. Essa é uma área que exige muito esforço dos gerentes e líderes de equipe, porque, se for preciso muito esforço para colocar todos na mesma página, o fluxo de trabalho diminui completamente.

Processos claros e documentação

Para a realização do trabalho é necessário haver processos sólidos. Você sabe onde encontrá-los?

De acordo com o Content Marketing Institute, mais de 60% dos profissionais de marketing B2B não possuem uma estratégia de conteúdo documentada. Sem um plano definido, para onde sua equipe se vira em tempos de crise?

Se você não sabe, é hora de elaborar um plano e mudar as coisas para melhor. Não apenas o ajudará agora, mas também no futuro, conforme o mesmo estudo, dos profissionais de marketing mais bem-sucedidos, 65% têm uma estratégia de conteúdo documentada.

Quais são as ferramentas certas para o trabalho remoto?

Hoje em dia, o marketing não pode ser realizado efetivamente sem tecnologia, portanto os profissionais de marketing certamente estão familiarizados com algumas ferramentas de martech. A questão e o principal desafio, neste momento, são: os profissionais de marketing são capazes de usar essas ferramentas com sucesso em um ambiente estritamente remoto?

Além disso, as equipes têm acesso de usuário suficientes em suas ferramentas? Existem permissões claras? Os membros da equipe podem logar com segurança em uma conexão fora do escritório?

Essas já eram perguntas importantes, mas agora são imperativas. Se as respostas forem “Não” ou “Não sei”, talvez não seja possível que as empresas continuem com a performance normal de trabalho. 

Então, que tipo de ferramentas você precisa utilizar?

Ferramentas de comunicação

Começando com o básico, como as equipes estão se comunicando? Se cada um tiver sua opção preferida pode ser um problema porque a mesma conversa pode estar acontecendo em três locais diferentes ao mesmo tempo, sem que outros membros da equipe saibam disso.

Portanto, seja qual for a ferramenta que você use, é importante trazer todos a bordo para que haja um único lugar para a conversa. Uma opção, o Slack, é ótima para gerenciar facilmente vários assuntos, tanto em bate-papos em grupo quanto individualmente.

Há também o Google Talk – conhecido como Gchat – como uma opção com a qual muitas pessoas já estão familiarizadas. Para as equipes de marketing de conteúdo que possuem uma ferramenta de publicação, seja a Socialbakers ou outra opção, existe a oportunidade de discutir facilmente uma ideia ou editar no editor.

Para chamadas em conferência ou outras necessidades de vídeo, muitas pessoas que trabalham em casa descobriram recentemente o recurso “Retoque minha aparência” do Zoom, que funciona como um filtro interno do Instagram. Outra opção de vídeo é o Google Hangouts, que combina mensagens de vídeo e bate-papo, e combina bem com as equipes que já usam o G-Suite.

Ferramentas de Gerenciamento de Projetos

Depois de estabelecer onde e como você está se comunicando, você sabe onde está acompanhando e monitorando seu trabalho?

Embora o foco inicial seja continuar e terminar o que está programado atualmente, muitas pessoas trabalharão remotamente por tempo suficiente para que precisem implementar novos planos completos.

Novamente, muitas dessas ferramentas de martech podem ser algo que os profissionais de marketing já ouviram falar ou usaram um pouco, mas agora são vitais. Quando um líder de equipe não pode ir até a mesa de alguém para solicitar uma atualização, ele precisa apresentar uma versão digital.

Para aqueles com uma ferramenta robusta como a Socialbakers, é possível monitorar atualizações de status e tudo na plataforma. No entanto, também existem muitas ferramentas específicas para fazer isso.

Monday, Asana, e Basecamp são opções que permitem às equipes criar fluxos de trabalho e monitorar projetos passo a passo, além de integrar-se a outros aplicativos, conforme necessário. Como mencionado anteriormente, porém, é importante que os gerentes garantam que tenham acessos de usuário suficientes e as permissões corretas para toda a equipe.

Segurança

É muito mais fácil garantir que sua rede esteja segura quando todos estão trabalhando em um escritório em uma rede wifi. Mas, quando a equipe precisa se espalhar e usar redes wifi externas, especialmente as disponíveis publicamente em cafés ou redes domésticas que não estão configuradas corretamente, a segurança da rede se torna crítica e a autenticação de dois fatores é uma obrigação para a tecnologia moderna.

Um aplicativo como o OneLogin ou o Okta é importante para garantir que você não corra o risco de um vírus de computador que possa causar mais problemas. E, como muitas dessas ferramentas, é algo que já deveria ter sido implementado ou considerado antes.

Então, se não foi, agora é a hora de corrigir isso para que o futuro seja mais seguro.

Trabalhando remotamente com a Socialbakers

Plataforma Socialbakers e o trabalho remoto

Com a Socialbakers, as equipes podem ter acesso transparente e melhor entendimento dos fluxos de trabalho dos quais estão inseridos, para que assim possam fazer sua parte melhor. A plataforma também permite muita integração com os sistemas e canais de comunicação que as equipes já estão usando.

Todos os envolvidos no marketing das redes sociais podem se reunir com a Socialbakers: criativos, designers, redatores, gerentes de mídia social, equipes de conteúdo, etc. Muitas marcas enfatizaram que é vital manter as máquinas de conteúdo fluindo, porque desligá-las nesse momento não mantém ninguém seguro e prejudica seus resultados de negócios.

O marketing sempre foi um campo aberto para a adaptação ao que for necessário. No momento atual, isso significa montar um plano de trabalho remoto que mantém as coisas seguindo em frente sem arriscar a saúde de ninguém.

A Socialbakers é uma plataforma fácil de usar e intuitiva para quem está começando, excelente para facilitar o acesso de novos usuários e não usuários / Stakeholders que precisam somente de acesso de visualização. É ótimo para departamentos de marketing com equipes espalhadas ao redor do mundo, o que significa que também é ideal para equipes que de repente se veem se comunicando apenas digitalmente.

E para finalizar

A maior parte do foco agora, compreensivelmente, é fazer o melhor na situação atual e continuar trabalhando da melhor maneira possível. No entanto, isso também pode ser uma oportunidade para crescer e melhorar em equipe.

Para iniciantes, quaisquer buracos expostos no fluxo de trabalho e nos meios de comunicação gerais devem ser corrigidos de maneira a funcionar, independentemente das pessoas estarem no mesmo prédio ou não. Essa é uma das vantagens de se trabalhar online. 

Seja através da adoção de novas ferramentas ou da alteração de métodos gerenciais, qualquer caos em potencial também é uma oportunidade de melhoria.

Nada disso é fácil, mas se você tiver a sorte de não precisar lidar diretamente com uma doença, será mais um inconveniente do que qualquer outra coisa. E não se esqueça de pedir ajuda, porque muitas pessoas que você conhece trabalham em casa há anos e têm muita experiência para compartilhar.

De resto, encontre o local de trabalho que melhor funciona para você e tente tirar o melhor proveito de um novo normal (pelo menos por enquanto).

Get Started With Socialbakers

See how the Socialbakers platform will help your business succeed on social media. Our experts will provide you with a personalized walkthrough tailored to your business objectives.